Componentes de acionamento em perfeita sinergia
Componentes de acionamento em perfeita sinergia
Claro que a autonomia pode ser aumentada com a instalação de uma bateria maior. No entanto, as consequências são menos espaço para passageiros e bagagem, maior peso do veículo e maiores custos de aquisição. Faz mais sentido projetar todos os componentes da linha de transmissão o melhor possível e coordená-los perfeitamente entre si, que é a abordagem adotada pela ZF. Dessa maneira, mesmo otimizações supostamente pequenas podem aprimorar a eficiência geral de forma perceptível. Bert Hellwig, diretor do departamento de mobilidade elétrica da ZF, afirma: "Para veículos elétricos usados diariamente, é importante obter a maior autonomia possível de cada recarga de bateria. Cada ponto percentual no ganho de eficiência energética resulta em 2% a mais na autonomia."
Por exemplo, um inversor com eletrônica de potência perfeitamente adaptado ao sistema de acionamento contribui para o uso otimizado da energia disponível. Esses componentes controlam recursos como a regeneração de energia (recuperação) durante a frenagem.
"Para veículos elétricos usados diariamente, é importante obter a maior autonomia possível de cada recarga de bateria. Cada ponto percentual em eficiência energética resulta em 2% a mais na autonomia."