“O crescente aumento do transporte de passageiros e mercadorias nos centros urbanos requer automatização, eletrificação e integração. Com as nossas amplas competências em sistemas, estamos promovendo e definindo a mobilidade da próxima geração”, comenta Torsten Gollewski, responsável pela engenharia avançada da ZF e diretor da ZF Zukunft Ventures GmbH. “Além de serem atrativas para as montadoras estabelecidas, nossas soluções modulares versáteis são sobretudo interessantes para as novas empresas que estão entrando no mercado da mobilidade”, acrescenta o executivo.
Como isso poderá funcionar no futuro é demonstrado pelo e.GO People Mover, desenvolvido e comercializado pela e.GO Moove, uma joint venture criada entre a ZF e a startup alemã e.GO Mobile AG. O início da produção em série está previsto para o final de 2019 na Alemanha, com ampliações que já estão sendo feitas para fabricar volumes na casa das dez mil unidades ao ano. A ZF e a e.GO Moove divulgaram um cliente e anunciaram uma parceria com a Transdev, uma das maiores operadoras internacionais de mobilidade com 11 milhões de clientes ao dia, para continuar expandindo os negócios de mobilidade como serviço por meio do e.GO People Mover.

Ride-hailing autônomo: os passageiros indicam pelo smartphone para onde querem ir e, logo em seguida, um robotáxi chega.